terça-feira, 24 de novembro de 2009

MOTO GUZZI V12

Apesar das confusões em relação ao encerramento, ou não, da sua fábrica em Mandello, a Moto Guzzi está presente no Salão de Milão com algumas novidades interessantes e que têm captado a atenção dos visitantes, como a “concept-bike” V12, uma moto que conta com três versões diferentes: V12 LeMans, V12 Strada e V12 X.
Miguel Galluzzi e Pierre Terblanche são os designers responsáveis pela V12, tendo-a criado a partir da última evolução do motor V-Twin de 1200 cc, e funcionando esta moto como um tributo ao motor que transformou a Moto Guzzi.
Estes protótipos destacam-se pelas suas linhas “limpas” e minimalistas, e ainda pela sua atenção aos detalhes como o fato de, por exemplo, não haver um único cabo visível! O quadro é em alumínio e viu ser-lhe adicionado uma estrutura tipo monochoque que inclui o tanque de combustível, assento e carenagem traseira.
A concept V12 mostra o desejo da Moto Guzzi em ostentar as suas origens italianas, com todas as indicações a estarem escritas em italiano. Por exemplo, a tampa do óleo do motor tem inscrito a palavra “olio”.
Soluções tecnológicas top de linha não poderiam faltar, como a suspensão traseira da V12 LeMans, os espelhos retrovisores em LCD ou ainda as ópticas tipo LED.
Quanto às três versões da V12, estas prometem oferecer performances adaptadas aos diferentes tipos de utilização para os quais foram pensadas.
A V12 LeMans é a vertente esportiva. Criada para quem procura retirar o maior partido de uma condução desportiva, permite ajustar vários dos seus componentes ao estilo de condução de cada utilizador. A pequena carenagem frontal ou os punhos são totalmente ajustáveis.
Pensando nos condutores que apenas necessitam de uma moto para o seu dia-a-dia, a Moto Guzzi criou a V12 Strada. Menos esportiva e menos agressiva em termos visuais do que as suas “irmãs”, a Strada conta com design minimalista, espaço para condutor e passageiro e ainda, pormenores a destacar como as pedaleiras que aparentam estar suspensas.
Finalmente chegamos à V12 X, a versão mais “agressiva” e que foi criada para condutores que procuram retirar o máximo de prazer de uma pilotagem agressiva, ao mesmo tempo que procuram diversão. Em termos de design sobressai em relação as demais, sendo que a Moto Guzzi destaca neste modelo a sua posição de pilotagem, as afinações esportivas e o maior curso das suspensões.
Durante a apresentação destes modelos, Miguel Galluzzi, director do centro de design da Piaggio afirmou que “estes protótipos são apenas o início. Este nível de atenção aos detalhes e ao design seria impensável sem o nosso motor V-Twin. Fiquem atentos à Moto Guzzi porque isto é apenas o primeiro passo. Voltámos a confiar nas nossas ideias e temos muitas! Isto é só o início.”


fonte: motobr.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário